LIGUE: 51 3336.5518 3336.4832
   
Home Linha Microprocessada Sensores Instrumentos Portáteis Produtos Especiais Contato
 

 

 

Respostas a Perguntas Frequentes

Abaixo seguem algumas recomendações para o correto funcionamento dos produtos LMI:

- Para evitar interferências elétricas (EMI), instalar supressores de ruído elétrico fornecidos em separado, ligando-os em paralelo com as bobinas comandadas pelo controlador. Quando necessário, instale em todas as bobinas do quadro elétrico.

- As fiações internas e externas de entradas digitais por contato seco devem ser feitas por cabo blindado com malha aterrada na extremidade do controlador.

- Os terminais negativos (-) das saídas analógicas 0-10Vcc são eletricamente conectados ao terra do controlador. Observe este detalhe ao comandar vários atuadores utilizando alimentação única.

- Utilizar cabos blindados com malha para ligação de sensores ao controlador, conectando a mesma aos terminais indicados para isto, "-" no sensor de temperatura e "C3" no sensor de umidade, evitando o aterramento desta em qualquer outro ponto.

- Instalar supressores de alta tensão adequados, junto ao quadro elétrico de comando, independentemente de existir tal proteção junto ao ponto de força na entrada do prédio.

- Quando em rede de comunicação RS-485, os controladores devem ter seus terras interconectados através da malha de blindagem do cabo de par trançado (STP) antes da conexão dos condutores "A" e "B" para garantir ausência de potencial entre os mesmos.

- Verifique a correta configuração dos jumpers de configuração do controlador e seus módulos, quando verificado mau funcionamento dos mesmos.

- Certifique-se que os jumpers de corrente dos sensores de temperatura em uso estão corretamente instalados e quando utilizadas entradas de umidade como entradas de temperatura tenham sido instalados resistores (10K2R) entre os terminais "C1" e "C2".

- Ao utilizar entradas de sensores de temperatura em paralelo, certifique-se que somente um jumper de corrente seja utilizado, mantendo preferencialmente o jumper de corrente do controlador onde estiver conectado o sensor, retirando o(s) jumper(s) de corrente do(s) outro(s) controlador(es).

- Para utilização de sinal de corrente 0 a 20mA ou 4 a 20mA em entrada de temperatura, retire o jumper de corrente respectivo e instale em paralelo com a entrada um resistor de 50R 1%. Em entrada de umidade somente instale o resistor em paralelo nas entradas "C2" e "C3", sendo "C3" o terminal negativo.

- Redobre cuidado quanto a aterramentos, fiações, filtros e blindagens quando da utilização de inversores de freqüência (variadores de rotação) na mesma instalação.

 
 
  Home   Linha Microprocessada   Sensores   Instrum. Portáteis   Prod.Especiais  
  Empresa   Contr. Lógico Programável   Temperatura Ambiente   Vacuômetro Digital   Quadro de comando  
  Produtos   Módulos de Entr. Analógica   Temp. e Umidade Amb.   Termohigrômetro Digital   Registrador  
  Download   Módulos de Entr. Digitais   Temp. e Umid. para Duto   Termômetro Digital   Prog. de Supervisão  
  Suporte   Mód. de Tensão e Corrente   Para Superfícies/Líquidos   Vacuômetro Microprocessado      
  Contato   Módulos de Saída Digital              
      Módulos de Saída Analógica              
      Módulos de Conversão e Alimentação              
      Módulos de Comunicação              
      Módulos de Supervisão              
 
Controles Eletrônicos Ltda. Rua Saldanha da Gama, 648 Bairro São José - CEP 91520-630 Porto Alegre/RS - Brasil
Telefone/Fax:(51) - 3336-4832 - 3336-5518 - e-mail: ibracon@ibraconcontroles.com.br
CNPJ: 89.540.652/0001-22 - I.E.: 096/0601767